
INSCRIÇÃO
Promoveremos um Retiro de Conclusão do Ensino Fundamental para nossos alunos do 9º ano/EF nos dias 22 e 23 de novembro de 2025 (sábado e domingo), das 8h do sábado às 17h do domingo, na Resiliência Casa de Campo, em Itaitinga-CE. Nesse evento de formação humana e espiritual, tão rico de oração, proporcionaremos momentos de reflexão sobre temas do cotidiano de nossos alunos, bem como a valorização da fraternidade.
O investimento para participar deste Retiro é de R$ 585,00 (quinhentos e oitenta e cinco reais), para pagamento à vista no cartão de débito ou no cartão de crédito (uma vez), de R$ 600,00 (seiscentos reais), para pagamento parcelado no cartão de crédito (em até 8 vezes, sem juros) e de R$ 650,00 (seiscentos e cinquenta reais) para pagamento em espécie na Secretaria da Sede onde o(a) aluno(a) estuda. Para aqueles que optarem pelo parcelamento, via cartão de crédito, o pagamento deverá ser realizado até o dia 7 de agosto de 2025 (5ª feira), na Secretaria da Unidade onde o(a) aluno(a) estuda ou no Painel de Eventos do Colégio (eventos.christus.com.br). Na taxa de participação, estão incluídos: hospedagem na Casa de Retiros, uma camisa comemorativa do retiro, transporte e todas as refeições. É importante destacar que as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
É necessário anexar à AUTORIZAÇÃO DO RESPONSÁVEL (parte picotada abaixo que será devolvida à Coordenação de Série) a fotocópia do RG do(a) aluno(a).
Atenção!
1. A saída e o retorno do Retiro serão a partir do Colégio Christus Barão de Studart. Para tanto, os pais ou os responsáveis deverão levar seus filhos ao Colégio (sede Barão de Studart), no dia 22 de novembro (sábado), às 8h, e encontrá-los no mesmo local no dia 23 de novembro (domingo), às 17h30min, para a Missa de Conclusão do Ensino Fundamental, que terá início às 18h (ver item 12, abaixo). Solicitamos pontualidade nesses horários, pois existe uma programação em grupo, que será cumprida por todos.
2. Os alunos deverão levar Bíblia, caderno e caneta para fazer anotações.
3. Cada estudante só poderá ingressar no ônibus se estiver portando documento de identificação com foto. Os alunos não devem levar para esse encontro de aprofundamento da fé cristã objetos de valor afetivo ou monetário, bem como, aparelhos eletrônicos (celular, tablet e outros).
4. Para facilitar a logística envolvida, solicitamos que cada aluno(a) organize seus pertences em apenas uma mala, que deve ser claramente identificada com seu nome completo.
5. Os alunos deverão vir usando calça, tênis e camisas com mangas. Ao longo do retiro, poderão utilizar bermudas e sandálias. Deverão, também, portar bolsa levando roupa de banho, material de higiene pessoal, protetor solar, roupas para troca, toalha, roupa de cama e, se desejarem, repelente.
6. Haverá um momento de lazer em que os alunos poderão utilizar a piscina. Todos que desejarem tomar banho de piscina deverão usar roupas de banho apropriadas para o ambiente de retiro. Não será permitido uso de biquínis e sungas de banho. Sugestão: maiô com short para as alunas e calção para os alunos.
7. Os alunos devem ter o cuidado de levar seus medicamentos, caso façam uso cotidiano deles.
8. Os alunos que tiverem restrições alimentares devem informá-las à Coordenação do SER de sua sede.
9. Os alunos devem utilizar calça comprida e camisa com mangas ou, no caso das meninas, vestido com mangas e comprimento abaixo dos joelhos, para os momentos de Missa e Adoração.
10. Em todos os momentos, os alunos devem ter vestimenta, postura e comportamento compatíveis com os princípios da escola e com as normas apresentadas no Guia do Estudante.
11. Ao longo de todo o Retiro, haverá a presença de funcionários do Colégio, inclusive de pessoas adultas já habituadas a coordenarem os retiros de Crisma da escola.
12. Logo após o Retiro, no dia 23 de novembro (domingo), às 18h, teremos a Missa de Conclusão do Ensino Fundamental para todas as sedes do Colégio, que acontecerá na Quadra Coberta do Colégio Christus Barão de Studart. Estão convidados a participar dessa Celebração todos os concludentes (alunos que fizerem ou não o retiro) e seus familiares.
13. Caso o(a) aluno(a) deseje cancelar sua inscrição, o responsável deve formalizar o pedido à Coordenação do Serviço de Educação Religiosa (SER) da sede do(a) aluno(a). Nesse caso, considerando os compromissos assumidos antecipadamente com terceiros, como reserva de hospedagem, reserva de ônibus, confecção de camisas, entre outros, será efetuado o reembolso seguindo os seguintes percentuais:
a) 90% do valor pago, caso a desistência seja formalizada até 45 dias antes do início do Retiro;
b) 40% do valor pago, caso a desistência seja formalizada entre 45 e 25 dias antes do início do Retiro;
c) Não haverá reembolso dos valores pagos caso a desistência ocorra a menos de 25 dias do Retiro.
14. A camisa comemorativa do Retiro deverá ser utilizada na Missa de Conclusão do Ensino Fundamental, juntamente com calça preta e tênis (ou sapato fechado).
15. Alunos que não participarem do Retiro poderão, se desejarem, adquirir essa camisa posteriormente, conforme informações que serão comunicadas em circular. Caso optem por não adquirir a camisa, devem vestir-se de modo semelhante aos demais, ou seja, com tênis (ou sapato fechado), calça preta e blusa com mangas (sem decotes ou transparências).
16. A participação da família será muito importante, desde a preparação do aluno para o Retiro até a participação na Missa de Conclusão.
Acreditamos que esses momentos são de grande importância para a formação de valores de nossos alunos, promovendo uma vivência de engrandecimento da fé e amadurecimento dos princípios cristãos, além de ser um marco na vida de cada participante.
LOCAL
CHRISTUS BARÃO DE STUDART
ENDEREÇO
Rua João Carvalho, 630 Aldeota, Fortaleza - CE,